Motivação Pessoal

@ Autoajuda

Dinheiro e Negócios

@ Internet

Ciência e Tecnologia

@ Física Quântica

Espiritualidade

@ Enigmas

Eu Crio a Realidade

@ Lei da Atração

Mente e Cérebro

@ Pesquisas

Cursos e Livros

@ esoterismo

Nova Era

@ Seth

Numerologia

@ Esoterismo

SONHOS

@ Dicionário

Holismo

Hipnose

Lei da Atração

Seth Fala

Motivação Pessoal

Meus Livros

 

JANE ROBERTS E AS CANALIZAÇÕES DE SETH

"VOCÊ CRIA A SUA REALIDADE"

   continuação da página anterior       página inicial do Material Seth

 

  Jane Roberts e sua canalização de Seth é um fenômeno no campo da canalizações que intriga até mesmo os céticos.

Há canalizações e canalhizações.

 

Há JANE ROBERTS e SETH...

e há Bashar,  Kryon, e RAMTHA.

 

  Texto de Wilson Mello Franco

 

O MATERIAL SETH

 

O material Seth é uma coleção de escritos supostamente ditados por uma entidade espiritual autodenominada Seth, e coletados supostamente sob canalização pelo médium  Jane Roberts e seu marido Robert Butts, desde o final de 1963 até a morte de Jane, em 1984.

 

Jane sempre afirmou que tudo foi ditado por Seth, uma entidade espiritual “que não se encarna mais na forma física”. Seth diz que se autonomeia assim unicamente por força de conveniência, que de fato não tem nome, embora tenha vivido muitas vidas, e que o termo espírito que poderíamos aplicar a ele também o poderíamos a nós mesmos.

 

O material é considerado como um dos pilares da filosofia Nova Era, e o mais influente texto supostamente canalizado deste movimento pós-Segunda Guerra Mundial, superado apenas por Um Curso em Milagres, lançado em 1976. E Jane Roberts é considerada a mais influente autora no tocante ao tema “você cria sua realidade”, tanto com instruções supostamente passadas através de Seth como por meio de seus próprios livros.

 

Na década de 1970 o material Seth lançou uma era de consciência nacional nos EUA, desencadeando um movimento de canalização geral, a formação de grupos de estudo usando o material ditado por Seth, e agora, na era da internet, uma verdadeira “febre” se propagou entre os autores de autoajuda, espiritualidade e nova era baseados nos ensinamentos de Seth, que é o “pai” de numerosos canalizadores que vieram após ele, como Darryl Anka que canaliza Bashar, um suposto extraterrestre da constelação de Orion que, como Seth, é um mestre do “você cria a sua realidade”. Também Louise Hay é outro grande exemplo, e ainda Kryon, outro suposto extraterrestre “do serviço magnético” canalizado por Lee Carrol.

E tem ainda Ramtha, que teria vivido no continente perdido de MU, canalizado por Judy Zebra Knight desde 1977, e aparece no filme QUEM SOMOS NÓS.

 

Outros autores alegaram ter escritos materiais canalizados através de Seth, especialmente após a morte de Roberts. Entre eles está Thomas Massari, que fundou a Fundação Seth-Hermes, dizendo que havia canalizado Seth ainda em 1972, e Jean Loomis , diretor do Centro Aquário no estado americano do Connecticut.

 

No entanto, já prevendo isso, na introdução ao primeiro livro escrito sobre Seth, ele diz que "as comunicações virão exclusivamente através de  Ruburt [nome que Seth dá a Jane, supostamente de uma encarnação passada na qual ela teria sido homem] em todos os momentos, para proteger a integridade do material". Em O Material de Seth, Jane Roberts, escreveu:

 "Várias pessoas já me disseram que Seth se comunicava com elas através de escrita automática, mas Seth nega quaisquer contatos".

 

 

CONCEITO FUNDAMENTAL: VOCÊ CRIA SUA REALIDADE

 

 É o principal conceito passado por Seth em seus ensinamentos, e o motor mor das crenças da Nova Era. Seth é o primeiro a trazer à baila este conceito no mundo moderno. Longe de ser um material piegas, Seth passa conceitos que mesmo ateus se põem a pensar como tal informação chegou a Jane Roberts, levantando várias teorias, algumas estapafúrdias, e outras hoje explicadas por algumas teorias da Física Quântica, mas que, naquele tempo, não se falava nelas ainda.

 

Os ensinamentos fundamentais do Material de Seth e principalmente de seu livro subsequente SETH FALA (Seth Speaks), A ETERNA VALIDADE DA ALMA são baseados no princípio de que a consciência cria a matéria, e que cada indivíduo cria a sua própria realidade através de pensamentos, crenças e expectativas, e que o "ponto de poder" através do qual o indivíduo pode efetuar a mudança é no momento presente.

 

Seth discute uma ampla gama de conceitos metafísicos, incluindo a natureza de Deus, (referido como "O Tudo o Que É" [ou O TODO QUE É] e "Deus Multidimensional"); a natureza da realidade física; as origens do universo; a natureza do eu e do "eu superior", a história de Cristo (com detalhes surpreendentes); a evolução da alma e todos os aspectos da morte e do renascimento, incluindo reencarnação e carma, vidas passadas, experiências pós-morte, "espíritos guardiões" e ascensão aos planos de "consciência mais elevada"; o propósito da vida e da natureza do bem e do mal; o propósito do sofrimento; realidade multidimensional, vidas paralelas, e reinos transpessoais, civilizações passadas.

 

Como se pode ver são temas filosóficos milenares. A eles se agregam numerosos assuntos paranormais, e tal é a argumentação que se torna difícil negar sem antes questioná-los.

 

 A NATUREZA DO EGO (Self, em inglês)

 

De acordo com o Material Seth e também, principalmente, Seth Fala, o eu total (self) ou "entidade" é uma gestalt que consiste do eu interior (inner self), de diversos egos que a entidade assumiu através de existências passadas (físicas e não-físicas), além de todos os egos (selves) atualmente encarnados, e todas as suas prováveis contrapartes. A reencarnação é inserida neste conceito como um princípio fundamental. Seth diz:

 

 “Você reencarna, queira ou não”, não importando a mínima se a pessoa acredita ou não neste princípio. E, diga-se, não há a menor necessidade de se fazer qualquer esforço para as pessoas acreditarem.

  

A REALIDADE

 

O Material de Seth diz que todas as pessoas criam suas próprias circunstâncias e experiências dentro do ambiente terrestre compartilhado, similar à doutrina da assunção de responsabilidade. Este conceito é expresso na frase "você cria sua própria realidade", que posteriormente se disseminou a partir dos textos de Seth. O eu interno, ou ego interior, é responsável pela construção e manutenção de corpo físico do indivíduo e do ambiente físico imediato, e o desenrolar dos acontecimentos é determinado pelas expectativas, atitudes e crenças do ego exterior, a parte do eu que os seres humanos entendem como eles mesmos. "Se você quiser mudar o seu mundo, você deve primeiro mudar seus pensamentos, expectativas e crenças", diz Seth várias vezes. Ou, de forma mais sucinta: "Você obtém aquilo em que se concentra. Não há outra regra principal".

 

 Os livros discutem a ideia de que o ambiente físico é construído e mantido pelos egos internos dos ocupantes individuais (incluindo os animais). O eu interior projeta, em massa, um modelo para a realidade física que é, então, preenchida de energia, conforme necessário, por cada indivíduo. Todos os eventos também são produzidos do mesmo modo.

 

 

Veja também Os filhos de Seth       RETORNA             SEGUE